No encontro de hoje, o professor Ivan, trouxe novamente o Arduino, leds, resistores, fios e protoboards para as meninas enfrentarem um novo desafio: programar uma sinaleira (Figura 1). O exemplo do que é esperado que o circuito faça é exibido no vídeo a seguir.
Figura 1: Montagem da sinaleira com a utilização do Arduino. |
Para realizar a tarefa, as meninas tinham que utilizar a estrutura de laço "PARA" (vista no portugol), adaptando-a para a linguagem adotada na programação do Arduino. Um exemplo para a resolução do desafio é ilustrada na Figura 2.
Figura 2: Possível implementação do algoritmo da sinaleira no Arduino. |
Já na segunda parte do encontro, o enfoque foi no conceito de entrada digital do Arduino. A entrada pode ser do tipo HIGH (quando existe sinal) ou LOW (quando não existe sinal). Para entender o conceito, as meninas tinham que utilizar a estrutura condicional (SE/SENÃO, convertida para IF/ELSE no Arduino). O teste a ser realizado era o seguinte: se houvesse sinal de entrada, todos os leds seriam acendidos. Se não, todos os leds seriam apagados. Uma das saída de de 5 V do Arduino, foi utilizada para fornecer um sinal elétrico em uma das portas do Arduino. As alunas escreveram um código considerando três portas de saída e uma de entrada. Nas portas de saída foram conectados os leds e na porta de entrada foi conectada uma chave que ligava ou desligava o sinal de 5 V.
Parabéns meninas pela realização desse desafio. Saibam que vocês e o que esse projeto representa são extremamente importantes para a nossa área. Desejo muito sucesso e que nunca percam a curiosidade!
ResponderExcluir