No início deste encontro, os primeiros minutos foram reservados ao professor Alexandre. O mesmo finalizou com as meninas a tarefa de gerar os gráficos de energia cinética, potencial e total de uma bola que colide com o chão (ver postagem da semana anterior). O professor revisou com as meninas como trabalhar com planilhas de cálculo e o resultado esperado para a tarefa, é ilustrado na Figura 1.
Figura 1: Resultado da tarefa que as meninas deveriam realizar ao longo da semana. |
Em seguida, o professor Ivan retomou com as meninas o tema eletricidade, abordando o tópico potência elétrica. Para exemplificar e auxiliar na fixação do conceito, o professor demonstrou como calcular quanto deveria ser pago pelo consumo de energia elétrica de um determinado equipamento, levando-se em consideração: a potência do equipamento, o tempo em que ele é utilizado ao longo do mês, qual o consumo do equipamento e quanto é pago pelo kwh. As meninas ficaram com a seguinte tarefa a ser realizada ao longo da semana, nas suas respectivas escolas:
- Determinar a quantidade de equipamentos existentes (ar condicionado, televisor, datashow e computador);
- Estimar quanto tempo por mês estes são utilizados;
- Verificar a potência dos equipamentos;
- Calcular o consumo elétrico mensal e o valor estimado a ser pago na conta de luz (R$ 0,85/ kwh).
Em seguida, Ivan apresentou para as meninas o Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos). O professor abordou temas como: o que é o Arduino, quais tipos existem, onde podem ser utilizados, como é a configuração da placa, o ambiente de desenvolvimento do código, etc..
As meninas, então, realizaram a sua primeira tarefa envolvendo Arduino: codificar um algoritmo que permitisse acender e apagar um led, conforme um intervalo de tempo desejado. No vídeo abaixo, ilustra-se o que deveria ser realizado pelas gurias.
O algoritmo foi implementado no ambiente de desenvolvimento Arduino Software, e o código que realiza a ação ilustrada no vídeo acima, é apresentado na Figura 2.
Figura 2: Exemplo do código utilizado para que o Arduino realize a ação de acender e apagar o led. |
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