Encontro - 14/05/2019

    Neste encontro, as meninas formas desafiadas pelo professor Alexandre a utilizar o software Tracker. Este é uma ferramenta que permite a análise e modelagem de dados provindos de vídeos. O desafio das meninas era através de um vídeo fornecido pelo professor (abaixo), analisar o movimento de uma bola que cai e quica no chão. Após algumas configurações, o Tracker fornece o gráfico do deslocamento da bolinha (y) em função do tempo (t). O objetivo principal da tarefa, era que com os dados gerados pelo Tracker, as meninas exportassem os mesmos para uma planilha de cálculo e os utilizassem para calcular a energia cinética, a energia potencial e a energia total provindas da queda da bolinha. Por fim, as gurias tinham que gerar gráficos com os resultados obtidos. 


    Finalizada a primeira parte, o professor Ivan conduziu o restante do encontro. Para surpresa das meninas, o professor apresentou o protótipo do sistema de aquisição de dados da estação meteorológica que as meninas desenvolverão ao longo do projeto, Figura 1. O sistema será elaborado utilizando a plataforma arduino e terá diversos sensores que medirão, por exemplo: temperatura, radiação ultravioleta, umidade, altitude, pressão atmosférica, data, hora, entre outros.

Figura 1: Protótipo do sistema de aquisição de dados da estação meteorológica.

    Em seguida, o professor deu início a abordagem do tema eletricidade. O mesmo retratou tópicos como: matéria, átomos, cargas, sistema elétrico, movimentação de cargas, circuito elétrico e a relação entre a tensão, corrente e carga.

    Para fixar alguns dos conceitos aprendidos, cada grupo recebeu uma placa protoboard (placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais), led, bateria e resistor. O objetivo do experimento, era efetuar a montagem do mesmo, permitindo que um led emitisse luz, conforme Figura 2. 

Figura 2: Atividade prática para fixação dos tópicos relacionados a eletricidade.

    Este encontro foi também acompanhado pela equipe de reportagem do jornal Zero Hora de Porto Alegre, que passou a tarde com as meninas, registrando as atividades realizadas por elas. 

Figura 3: Equipe de reportagem da Zero Hora fotografando as participantes do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe o seu comentário ou sugestão.