Neste encontro, Ivan deu continuidade na abordagem do tema Arduino. Iniciando as atividades, o professor explicou sobre o conceito de biblioteca padrão (já instalada no núcleo do Arduino) e externa (importada para o Arduino, conforme a aplicação desejada). Em seguida, Ivan apresentou o sensor DHT22, que tem como característica a medição de temperatura e umidade (Figura 1).
Figura 1: Sensor de umidade e temperatura DHT-22. |
Em seguida, as meninas tiveram como tarefa, importar a biblioteca do DHT-22, conectar o sensor ao Arduino e implementar o código que permitisse que o sensor lesse a umidade e a temperatura e a exibisse na IDE do Arduino. O resultado esperado, pode ser observado na Figura 2.
Figura 2: Saída da IDE do Arduino exibindo a umidade e a temperatura medidos através do sensor DHT-22. |
Dando continuidade ao encontro, as meninas foram desafiadas a sozinhas realizar uma tarefa que reunia todos os conceitos trabalhados nas últimas três semanas: usar a medida da temperatura para acender um LED, utilizando uma saída digital. Por exemplo, se a temperatura fosse menor que um certo valor, acenderia o LED, caso ela fosse maior, o mesmo fica apagado.O empenho das meninas para verificar se o código do desfio havia funcionado, pode ser observado nos vídeos abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe o seu comentário ou sugestão.