Encontro - 21/05/2019

    No início deste encontro, os primeiros minutos foram reservados ao professor Alexandre. O mesmo finalizou com as meninas a tarefa de gerar os gráficos de energia cinética, potencial e total de uma bola que colide com o chão (ver postagem da semana anterior). O professor revisou com as meninas como trabalhar com planilhas de cálculo e o resultado esperado para a tarefa, é ilustrado na Figura 1.

Figura 1: Resultado da tarefa que as meninas deveriam realizar ao longo da semana.

    Em seguida, o professor Ivan retomou com as meninas o tema eletricidade, abordando o tópico potência elétrica. Para exemplificar e auxiliar na fixação do conceito, o professor demonstrou como calcular quanto deveria ser pago pelo consumo de energia elétrica de um determinado equipamento, levando-se em consideração: a potência do equipamento, o tempo em que ele é utilizado ao longo do mês, qual o consumo do equipamento e quanto é pago pelo kwh. As meninas ficaram com a seguinte tarefa a ser realizada ao longo da semana, nas suas respectivas escolas:
  • Determinar a quantidade de equipamentos existentes (ar condicionado, televisor, datashow e computador);
  • Estimar quanto tempo por mês estes são utilizados;
  • Verificar a potência dos equipamentos;
  • Calcular o consumo elétrico mensal e o valor estimado a ser pago na conta de luz (R$ 0,85/ kwh).
    Em seguida, Ivan apresentou para as meninas o Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos). O professor abordou temas como: o que é o Arduino, quais tipos existem, onde podem ser utilizados, como é a configuração da placa, o ambiente de desenvolvimento do código, etc..

    As meninas, então, realizaram a sua primeira tarefa envolvendo Arduino: codificar um algoritmo que permitisse acender e apagar um led, conforme um intervalo de tempo desejado. No vídeo abaixo, ilustra-se o que deveria ser realizado pelas gurias.


    O algoritmo foi implementado no ambiente de desenvolvimento Arduino Software, e o código que realiza a ação ilustrada no vídeo acima, é apresentado na Figura 2.

Figura 2: Exemplo do código utilizado para que o Arduino realize a ação de acender e apagar o led.



Encontro - 14/05/2019

    Neste encontro, as meninas formas desafiadas pelo professor Alexandre a utilizar o software Tracker. Este é uma ferramenta que permite a análise e modelagem de dados provindos de vídeos. O desafio das meninas era através de um vídeo fornecido pelo professor (abaixo), analisar o movimento de uma bola que cai e quica no chão. Após algumas configurações, o Tracker fornece o gráfico do deslocamento da bolinha (y) em função do tempo (t). O objetivo principal da tarefa, era que com os dados gerados pelo Tracker, as meninas exportassem os mesmos para uma planilha de cálculo e os utilizassem para calcular a energia cinética, a energia potencial e a energia total provindas da queda da bolinha. Por fim, as gurias tinham que gerar gráficos com os resultados obtidos. 


    Finalizada a primeira parte, o professor Ivan conduziu o restante do encontro. Para surpresa das meninas, o professor apresentou o protótipo do sistema de aquisição de dados da estação meteorológica que as meninas desenvolverão ao longo do projeto, Figura 1. O sistema será elaborado utilizando a plataforma arduino e terá diversos sensores que medirão, por exemplo: temperatura, radiação ultravioleta, umidade, altitude, pressão atmosférica, data, hora, entre outros.

Figura 1: Protótipo do sistema de aquisição de dados da estação meteorológica.

    Em seguida, o professor deu início a abordagem do tema eletricidade. O mesmo retratou tópicos como: matéria, átomos, cargas, sistema elétrico, movimentação de cargas, circuito elétrico e a relação entre a tensão, corrente e carga.

    Para fixar alguns dos conceitos aprendidos, cada grupo recebeu uma placa protoboard (placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais), led, bateria e resistor. O objetivo do experimento, era efetuar a montagem do mesmo, permitindo que um led emitisse luz, conforme Figura 2. 

Figura 2: Atividade prática para fixação dos tópicos relacionados a eletricidade.

    Este encontro foi também acompanhado pela equipe de reportagem do jornal Zero Hora de Porto Alegre, que passou a tarde com as meninas, registrando as atividades realizadas por elas. 

Figura 3: Equipe de reportagem da Zero Hora fotografando as participantes do projeto.


Encontro: 07/05/2019

    Este encontro foi no primeiro momento ministrado pela professora Fabieli. A mesma finalizou com as meninas os conceitos relacionados a lógica de programação. As gurias tiraram as dúvidas referentes a tarefa que havia ficado para ser realizada ao longo da semana e também fizeram mais alguns exercícios de algoritmos utilizando a estrutura de repetição e o condicional.

    Ao final da primeira etapa, as meninas foram surpreendidas com a presença da equipe de reportagem da RBS TV Caxias do Sul, que veio conhecer mais sobre o projeto e as meninas (Figura 1). Após acompanhar alguns momentos do encontro, algumas participantes foram entrevistadas. Em seguida, as meninas fizeram um intervalo com direito a lanche especial, em comemoração do aniversário da escola municipal de ensino fundamental Santa Cruz.

Figura 1: Aluna do projeto sendo entrevistada pela repórter da RBS TV Caxias do Sul.

    Dando continuidade ao encontro, o professor Alexandre iniciou com as meninas a abordagem do tema "Energia". O mesmo comentou a respeito do Princípio de Lavoisier: "A energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída". A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica. Em seguida, Alexandre detalhou os tópicos referentes a energia cinética (associada ao movimento), energia potencial (elástica, magnética e elétrica) e o princípio da conservação de energia.

Encontro - 30/04/2019

    No último encontro do mês de abril, as meninas se reuniram novamente com a professora Fabieli. Este encontro foi divido em duas partes: uma prática e outra teórica. Na primeira etapa, para auxiliar na fixação do conceito de variável e suas funcionalidades dentro da programação, as gurias realizaram em grupo, uma prática para elaborar algoritmos que informassem se choveria ou não (Figura 1). Para isso, cada grupo recebeu um gaveteiro, uma cartolina e post-its. O gaveteiro tinha como objetivo atuar como a memória do computador, onde cada gaveta deveria receber um rótulo, que seria o nome da variável, como por exemplo: "quantidade_chuva". Já a cartolina, tinha como papel, ser a área de trabalho onde seria escrito o algoritmo, contendo então as instruções para o funcionamento do programa. Por fim, os post-its tinham como função ser o dado lido ou escrito. Com o comando leia(quantidade_valor), por exemplo, o post-it recebia um valor "X". O post-it contendo este valor, era então conduzido e armazenado na gaveta contendo o rótulo "quantidade_valor". Se posteriormente, fosse utilizado o comando escreva(quantidade_valor), deveria-se então, abrir a gaveta contendo a identificação "quantidade-valor", pegar o post-it com o valor "X" e colocá-lo na cartolina ao lado do comando escreva(quantidade_valor). E assim o algoritmo foi executado na prática várias vezes.


Figura 1: Prática para fixação do conceito de variável.

    Após o intervalo, as meninas retornaram para o laboratório de informática e a professora Fabieli apresentou os conceitos relacionados a estrutura de repetição PARA (FOR). Para praticar os algoritmos foi utilizado o software VisualG (detalhes apresentados no post do encontro anterior).

    Como atividade a ser executadas nas escolas ao longo da semana, e ser entregue no próximo encontro, as meninas devem elaborar em portugol algoritmos que realizem as seguintes tarefas:

  1. Converter de metros para centímetros;
  2. Converter de polegadas para centímetros;
  3. Ler a quantidade de chuva por dia, durante uma semana, e no final, exibir quantos dias choveu.