Encontro - 23/04/2019

    Este encontro foi ministrado pela professora Fabieli, que deu continuidade aos tópicos abordados anteriormente, relacionados a lógica de programação. Novamente, as meninas foram conduzidas a um dos laboratórios de informática do IFRS - Campus Farroupilha (Figura 1). Após uma revisão das lições aprendidas com a prática da elaboração do algoritmo do sanduíche, realizada na semana anterior, a professora abordou com as meninas o conceito de variável, tipo de dados (inteiro, real, caractere e lógico), como declarar uma variável e a execução sequencial dos passos de um algoritmo.


Figura 1: As meninas no laboratório de informática.


    
Para elaborar seus primeiros programas e adaptar-se com uma linguagem de programação, as meninas foram apresentadas ao software VisualG. Este programa permite criar, editar, interpretar e também executar algoritmos em português estruturado (Portugol).

    Inicialmente, as meninas tiveram quatro tarefas para serem executadas no VisualG: 

  • Fazer um programa que exiba "Olá" na tela;
  • Ler o nome de uma pessoa e exibir na tela;
  • Ler o nome da pessoa e exibir na tela "Olá" seguido do nome lido;
  • Ler o nome e o ano de nascimento da pessoa (somente o ano), calcular a idade e exibir o nome da pessoa e a sua idade. 

    Uma possível solução para a última tarefa é exibida na Figura 2.

Figura 2: Exemplo de código desenvolvido no ViualG, utilizando Portugol.

    Em seguida, a professora Fabieli apresentou os tópicos referentes a operadores aritméticos, operadores relacionais e estruturas de repetição: seleção simples, seleção composta e estrutura de seleção encadeada.

    As meninas ficaram com seguintes as tarefa para serem executada ao longo da semana:

  • Fazer um programinha que faça a leitura da precipitação, e que informe na tela se choverá ou não (trabalhando a estrutura condicional);
  • Identificar mulheres importantes na computação e postar no grupo do Facebook;
  • Pensar onde será instalada a estação meteorológica na escola. O local deve ser livre de sombreamento, não pode ter obstáculos para o vento e deve ser longe de fontes de aquecimento (como ar condicionado, por exemplo). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe o seu comentário ou sugestão.