Encontro: 13/08/2019

    No encontro de hoje, o professor Alexandre começou a abordar com as meninas o tema "ciência", tópico que será trabalhado também nas próximas semanas. Para iniciar a reflexão sobre o assunto, primeiramente as meninas receberam um questionário com 11 questões optativas (descritas no final deste post), para avaliar o conhecimento prévio sobre o tema.

    Em seguida, as gurias assistiram ao sétimo episódio da série Cosmos: A Spacetime Odyssey, 2014. Intitulado "The Clean Room" (A Sala Limpa), o episódio conta a história real de Clair Patterson, geoquímico estadunidense (1922-1995), que tem como objetivo determinar a idade da Terra por meio do cálculo do teor de chumbo em cristais de zircônia. Ao longo do episódio (e da sua carreira), Clair conclui que os níveis de chumbo na atmosfera são extremamente elevados e que está ocorrendo a contaminação do meio-ambiente e a intoxicação das pessoas. Em um dado momento, Clair constata que a contaminação é decorrente do chumbo adicionado aos combustíveis. É iniciado então, uma discussão ferrenha, entre as empresas produtoras de combustíveis e Clair. Ao longo da narrativa, é destacado que as indústrias de combustíveis se reuniram e contrataram um médico que alegava que os níveis de chumbo eram normais e não afetavam a saúde da população. Esse embate durou aproximadamente 20 anos, até que de fato, o chumbo fosse proibido no uso de combustíveis e produtos em geral.

Figura 1: Abertura da séries Cosmos.

    Após o momento de confraternização entre as meninas, ocorreu então, uma discussão sobre as impressões obtidas com o episódio e como ele se aplica a nossa realidade atual. No caso do aquecimento global, por exemplo, pessoas sem conhecimento científico, munidas das suas impressões empíricas negam o acontecimento de tal fenômeno, refutando os resultados que os cientistas apresentam.

    Visando, então, exemplificar de maneira mais detalhada como é feita a ciência, o professor Alexandre debateu com as meninas as seguintes questões: O que é ciência? O que é o método científico? O que é um projeto cientifico? Porque pesquisar? Como pesquisar? Quem paga pela ciência? Quem lucra com a ciência?

    Nas próximas semanas, as meninas aprenderão como construir um artigo científico.
    
    A seguir, as questões sobre ciência básica respondidas pelos participantes do projeto:

    A ciência é normalmente dividida em três diferentes áreas:
    a) Ciências matemáticas, ciências metafísicas e ciências numéricas.
    b) Ciências matemáticas, exatas e ciências linguísticas. 
    c) Ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
    d) Ciências exatas, ciências inexatas e ciências quase-exatas. 
    e) Ciências humanas, ciências exatas e ciências da saúde.

    A ciência funciona de acordo com o que se chama de método científico. Em geral pode-se dizer que as etapas da do método científico são, na ordem: 
    a) Hipóteses - Observação - Experimentação - Generalização; 
    b) Observação - Hipóteses - Experimentação - Generalização;
    c) Observação - Hipóteses - Generalização - Experimentação; 
    d) Experimentação - Observação - Hipóteses - Generalização;
    e) Experimentação - Hipóteses - Observação - Generalização.

    Das alternativas a seguir, qual NÃO representa um problema de pesquisa?
    a) Porque a radiação infravermelha é capaz de entrar na atmosfera, mas não é capaz de sair dela, gerando assim o efeito estufa?
    b) A termodinâmica é complexa? 
    c) Como produzir núcleos de motores elétricos com um material mais leve e mais barato?
    d) Investimentos em terrenos, imóveis ou bolsa de valores? O que é mais rentável atualmente?
    e) Uso de iluminação artificial para cultivo de ervas aromáticas. Qual o comportamento das plantas?

    Boas hipóteses ajudam no desenvolvimento da pesquisa. Para que sejam boas, algumas características são importantes: Qual não seria uma boa característica para uma hipótese?
    a) Devem ser claras e simples; 
    b) Devem ser irrefutáveis (Não há como mostrar que estão erradas); 
    c) Devem ser verificáveis; 
    d) Devem apresentar explicação ao problema da pesquisa;
    e) Não devem apresentar contradição interna ao enunciado.

    São elementos OBRIGATORIAMENTE presentes em um artigo científico completo? Obs. Filiação é a instituição na qual o pesquisador trabalha, por exemplo, o IFRS.
    a) Resumo, Agradecimentos, Palavras-chave e Autores & filiação;
    b) Agradecimentos, Palavras-chave, Autores & filiação e Referências; 
    c) Resumo, Conclusões, Palavras-chave & Autores e filiação; 
    d) Materiais e métodos, Agradecimentos, Palavras-chave e Autores & filiação; 
    e) Resumo, Agradecimentos, Introdução e Autores & filiação;

    Uma característica que não pertence a ciência exata é:
    a) A matemática é a linguagem usada para expressar as leis físicas; 
    b) A ciência é subjetiva, ou seja, a opinião do pesquisador é importante; 
    c) Uma teoria, mesmo que provada por inúmeros testes, ainda pode ser provada "errada" no futuro;

    Escolha a frase que melhor representa o significado de teoria em ciência:
    a) -  Eu tenho uma teoria! Quem matou o Sr. Will foi o mordomo; 
    b) - A minha teoria é de que o Brasil vai dar certo;
    c) - As análises de fósseis e diversos outros indicadores levaram a elaboração de uma teoria sobre a evolução das espécies;
    d) O aquecimento global é um fato. A teoria mais aceite é de que a causa principal seja o homem.

    Indique a frase que não está correta do ponto de vista da ciência.
    a) Assim como na política, às vezes a ciência precisa se basear nos interesses da população para elaborar suas conclusões; 
    b) Uma nação, para se tornar e manter desenvolvida, precisa ter investimento público para pagar os custos de pesquisas; 
    c) Tornar público o resultado de pesquisas científicas é extremamente importante; 
    d) Muitas pesquisas não tem absolutamente nenhuma ideia da serventia prática imediata dos seus resultados.

Assinale a alternativa equivocada sobre como funciona a ciência:
    a) Os resultados das ciências exatas devem ser sempre exatos; 
    b) Os laboratórios de pesquisa são geralmente compostos por um chefe ou diretor e uma equipe de pesquisadores. É muito raro o trabalho individual.
    c) Boas pesquisas podem levar muito tempo. Não há problema em se pensar em projetos de pesquisa com duração superior a cinco anos. 
    d) A cooperação entre diferentes países é muito importante na ciência, principalmente via intercâmbio. 

    Para que o Brasil se aproxime de países desenvolvidos, quais medidas você acha que deveriam ser prioritárias?
    a) Investir mais em produção de proteína animal; 
    b) Investir mais em turismo; 
    c) Criar programas de incentivo á ciência de longa duração (superior ao tempo de um mandato de presidência); 
    d) Retirar o financiamento público da pesquisa;
    e) Investir somente em pesquisa aplicada (àquela cujo o resultado tem uma aplicação imediata); 
    f) Investir bastante em pesquisa de base (sem uma preocupação com a aplicação imediata); 
    g) Não permitir nenhuma intervenção da igreja em questões científicas no país. 

    Assinale a alternativa que você considera correta:
    a) Todas as ideias da ciência precisam ser constantemente repensadas, inclusive as mais básicas, como o formato da Terra.
    b) O senso comum deve ser sempre confrontado com a ciência em pé de igualdade; 
    c) Somente os fatos e resultados são importantes, o que achamos é irrelevante; 
    d) Se existe um número de pesquisadores que discorda de uma teoria, mesmo que este número seja muito pequeno, então a teoria não deve ser válida.

    Assinale a alternativa que você considera INCORRETA:
    a) Livros não são, necessariamente, fontes de referência confiáveis; 
    b) Revistas de divulgação científica são, na grande maioria dos casos, fontes confiáveis; 
    c) Super Interessante e Globo Ciência são exemplos de revistas científicas; 
    d) Tornar público um trabalho científico é muito importante para o desenvolvimento da ciência.

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