Hoje as meninas tiveram um encontro mais do que especial, contando com a presença dos colaboradores da empresa John Deere. O objetivo era que as gurias vivenciassem um pouco das experiências dos profissionais que atuam na área da indústria.
Como tarefa inicial, a John Deere propôs as meninas o desafio do Lego: treinamento dinâmico e prático para simulação de uma linha de montagem e simulação do cotidiano da fábrica. Neste, as meninas foram divididas em dois grandes grupos com funções distintas: montador, supervisor, inspetor de qualidade, técnico de segurança e o setor do retrabalho. Para cumprir o desafio, as meninas receberam kits de lego e instruções de como executar a sua parte na montagem de uma retroescavadeira (Figura 1).
Figura 1: Linha de montagem da retroescavadeira de Lego. |
Para simular o dia-a-dia da fábrica, as meninas tinham como objetivo produzir 16 unidades de retroescavadeira (aprovadas pelo setor da qualidade) em 8 minutos. Uma das regras da dinâmica era de que se uma peça fosse montada fora do espaço delimitado ou alguma peça caísse no chão, a fábrica pararia por 10 segundos. O produto final produzido pelas gurias é ilustrado na Figura 2.
Figura 2: Produto final do desafio Lego. |
Na primeira rodada do desafio, as meninas não conseguiram entregar nenhuma retroescavadeira pronta, tiveram 5 máquinas esperando o retrabalho para aprovação do setor de qualidade e apresentaram 6 paradas da fábrica. Visando melhorar os resultados obtidos, as meninas foram estimuladas a propor melhorias no processo de fabricação. Algumas das ideias foram:
- Levar uma peça modelo ao chegar no estoque;
- Trocar os postos de trabalho 1 e 4;
- Utilizar instruções de trabalho coloridas;
- Instituir um operador multifuncional (pode ajustar outros postos de trabalho que estão com maior carga de trabalho);
- Treinamento dos operadores;
As meninas tiveram, então, a oportunidade de implementar as sugestões fornecidas pelo período de 10 minutos. Em seguida, foi realizado um novo turno de trabalho e dessa vez, com as melhorias efetuadas as meninas tiveram duas paradas da fábrica, nenhuma peça reprovada pelo setor de qualidade e 9 retroescavadeiras finalizadas.
Como reflexão final sobre o desafio, as meninas perceberam que como as mesmas pessoas e o mesmo tempo de produção, mas com o processo produtivo melhor organizado, o resultado obtido foi muito mais eficaz.
Finalizando o encontro, os participantes da John Deere comentaram sobre quais são as atividades de um engenheiro, quais os desafios e consquistas das mulheres na engenharia e também apresentaram o projeto SWE (Society of Women Engineers).
Os colaboradores da John Deere que generosamente compartilhar o seu tempo e experiências com as meninas são listados abaixo. Fica o agradecimento dos participantes do projeto Meninas nas Ciências a eles.
- Claiton Barbosa (Engenheiro Mecânico)
- Gabriele (Estagiária de engenharia de produção)
- João Arruda (Estagiário de engenharia de produção)
- Jocasta Agliardi (Engenheira de Produção)
- Thamiris Medeiros (Engenheira de Produção)
Por fim, na Figura 3, todos os participantes do encontro.
Figura 3: Participantes do encontro do dia 06/08/2019. |
Foi um enorme prazer poder dividir nossos conhecimentos práticos da indústria e da engenharia no setor acadêmico. Expor as meninas a uma linha de montagem, com os desafios que simulam a realidade, é uma experiência única que poderá auxiliar na formação acadêmica, profissional e pessoal dessa linda turma!!!!
ResponderExcluirAo IFRS, meu Muito Obrigado pela oportunidade e receptividade.