O terceiro encontro do projeto, dividiu-se em três etapas: na primeira, a professora Elisângela realizou algumas atividades práticas, que tinham como objetivo a fixação dos tópicos abordados no encontro anterior. Segue uma breve descrição sobre o principal experimento realizado:
Um copo becker foi preenchido com ar atmosférico e outro com gás carbônico, CO2, provindo de uma reação química realizada no experimento. Para executar a reação, foram utilizados bicarbonato de sódio e ácido clorídrico, que geram água e gás carbônico, conforme a reação a seguir:
H+ (aq) + HCO-3 (aq) → CO2(g) + H2O(l)
Em seguida, um termômetro foi inserido em cada becker, onde verificou-se que a temperatura de ambos estava próxima a 20ºC. Posteriormente, uma lâmpada utilizada como fonte de infravermelho foi usada para aquecer o conteúdo de cada becker.
Figura 1: Becker da esquerda contendo ar atmosférico e o da direita com gás carbônico. |
Após, cerca de 30 minutos, pode-se constatar, que o becker com CO2 atingiu uma temperatura consideravelmente mais elevada (37,8 ºC) do que o becker, que estava preenchido com ar atmosférico (36,2 ºC).
Na segunda etapa do encontro, o geógrafo Osmar, professor do IFRS, fez uma apresentação especial a respeito das conferências mundias/acordos e protocolos sobre meio ambiente. Alguns dos tópicos abordados foram: Conferência de Estocolmo 1972, ECO 92, Rio+10, Rio+20, COP 21 - Acordo de Paris (2015), entre outros.
Por fim, após um momento de confraternização entre as meninas e professores, foi realizado pela professora Tânia, a brincadeira de batalha naval com as alunas. O objetivo da atividade era que as mesmas começassem a trabalhar os conceitos de associar uma informação (dado) a uma variável. Isso será importante, porque na próxima semana as meninas trabalharão com a interpretação de tabelas de umidade relativa do ar.
Pessoal, está muito bom esse Blog, vai ficar um registro muito bacana de todas as atividades ! Parabéns Karine, está muito legal!
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