O segundo encontro do projeto, conduzido pelos professores Alexandre e Elisângela, foi dividido em duas etapas: na primeira, as alunas e professores preencheram um questionário para avaliar o nível de conhecimento prévio sobre os tópicos: efeito estufa e mudanças climáticas globais. No segundo momento foi realizada uma abordagem teórica sobre os temas: espectro eletromagnético, radiação de corpo negro, modos de vibração molecular, aquecimento global (Figura 1) e camada de ozônio.
Figura 1: Charge representando os gases de efeito estufa (Acessada em: Toda Matéria). |
No intervalo do encontro, foi realizado um lanche para integração das meninas e comemoração do aniversário do professor Alexandre (Figura 2).
Figura 2: Momento de celebração do aniversário do professor Alexandre. |
Para facilitar o compartilhamento das informações e do conteúdo do projeto, foi então, criado um grupo fechado no Facebook, com a participação da maioria dos envolvidos no projeto.
As atividades a serem realizadas ao longo da semana, pelas meninas sobre a orientação de seus professores, foram as seguintes:
- Atividade escrita, a ser entregue uma versão por escola: quando alguém questiona sobre como a radiação entra na atmosfera, mas não consegue sair, argumentando que isto não tem sentido e por isso, o aquecimento global é uma farsa, o que você responderia?
- Aplicar os conhecimentos vistos no encontro, utilizando a simulação de emissão de corpo negro disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/blackbody-spectrum.
- Responder a enquete criada no grupo do Facebook, para a escolha do logotipo criado pelas meninas, na semana anterior.