Encontro - 26/03/2019

    O terceiro encontro do projeto, dividiu-se em três etapas: na primeira, a professora Elisângela realizou algumas atividades práticas, que tinham como objetivo a fixação dos tópicos abordados no encontro anterior. Segue uma breve descrição sobre o principal experimento realizado:

    Um copo becker foi preenchido com ar atmosférico e outro com gás carbônico, CO2, provindo de uma reação química realizada no experimento. Para executar a reação, foram utilizados bicarbonato de sódio e ácido clorídrico, que geram água e gás carbônico, conforme a reação a seguir: 

H+ (aq) + HCO-3 (aq) → CO2(g) + H2O(l) 


    Em seguida, um termômetro foi inserido em cada becker, onde verificou-se que a temperatura de ambos  estava próxima a 20ºC. Posteriormente, uma lâmpada utilizada como fonte de infravermelho foi usada para aquecer o conteúdo de cada becker.

Figura 1: Becker da esquerda contendo ar atmosférico e o da direita com gás carbônico.

    Após, cerca de 30 minutos, pode-se constatar, que o becker com CO2 atingiu uma temperatura consideravelmente mais elevada (37,8 ºC) do que o becker, que estava preenchido com ar atmosférico (36,2 ºC).

    Na segunda etapa do encontro, o geógrafo Osmar, professor do IFRS, fez uma apresentação especial a respeito das conferências mundias/acordos e protocolos sobre meio ambiente. Alguns dos tópicos abordados foram: Conferência de Estocolmo 1972, ECO 92, Rio+10, Rio+20, COP 21 - Acordo de Paris (2015), entre outros.

    Por fim, após um momento de confraternização entre as meninas e professores, foi realizado pela professora Tânia, a brincadeira de batalha naval com as alunas. O objetivo da atividade era que as mesmas começassem a trabalhar os conceitos de associar uma informação (dado) a uma variável. Isso será importante, porque na próxima semana as meninas trabalharão com a interpretação de tabelas de umidade relativa do ar.

Encontro - 19/03/2019

    O segundo encontro do projeto, conduzido pelos professores Alexandre e Elisângela, foi dividido em duas etapas: na primeira, as alunas e professores preencheram um questionário para avaliar o nível de conhecimento prévio sobre os tópicos: efeito estufa e mudanças climáticas globais. No segundo momento foi realizada uma abordagem teórica sobre os temas: espectro eletromagnético, radiação de corpo negro, modos de vibração molecular, aquecimento global (Figura 1) e camada de ozônio.

Figura 1: Charge representando os gases de efeito estufa (Acessada em: Toda Matéria).

    No intervalo do encontro, foi realizado um lanche para integração das meninas e comemoração do aniversário do professor Alexandre (Figura 2).

Figura 2: Momento de celebração do aniversário do professor Alexandre.

    Para facilitar o compartilhamento das informações e do conteúdo do projeto, foi então, criado um grupo fechado no Facebook, com a participação da maioria dos envolvidos no projeto.

    As atividades a serem realizadas ao longo da semana, pelas meninas sobre a orientação de seus professores, foram as seguintes: 
  • Atividade escrita, a ser entregue uma versão por escola: quando alguém questiona sobre como a radiação entra na atmosfera, mas não consegue sair, argumentando que isto não tem sentido e por isso, o aquecimento global é uma farsa, o que você responderia?
  • Aplicar os conhecimentos vistos no encontro, utilizando a simulação de emissão de corpo negro disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/blackbody-spectrum.
  • Responder a enquete criada no grupo do Facebook, para a escolha do logotipo criado pelas meninas, na semana anterior.

Encontro - 12/03/2019

    Ocorreu no dia 12/03/2019, o primeiro encontro do projeto "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação", no Campus Farroupilha do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Neste evento, aconteceu o contato inicial entre os participantes do projeto: professores, alunas e bolsistas. Foram também realizadas apresentações por parte das escolas, que detalharam suas atividades e apresentaram seus professores e alunas participantes do projeto. Por parte dos professores do IF, foi apresentada uma breve descrição do papel das mulheres na ciência, o cronograma das atividades e maiores detalhamentos a respeito do desenvolvimento do projeto e do IFRS. Houve um momento de confraternização entre os participantes e os mesmos receberam crachá e pasta da instituição.

    A primeira atividade a ser realizada, ao longo da semana, pelas meninas sobre a orientação de seus professores, foi: trazer sugestões de logotipo para identificar o projeto. A seguir segue os logos criados pelas meninas:

Figura 1: Logotipo 1 da escola Antônio Minella.


Figura 2: Logotipo 2 da escola Antônio Minella.

Figura 3: Logotipo da escola João Grendene.


Figura 4: Logotipo 1 da escola Nossa Senhora de Caravaggio.


Figura 5: Logotipo 2 da escola Nossa Senhora de Caravaggio.


Figura 6: Logotipo 3 da escola Nossa Senhora de Caravaggio


Figura 7: Logotipo 4 da escola Nossa Senhora de Caravaggio.


Figura 8: Logotipo 5 da escola Nossa Senhora de Caravaggio.


Figura 9: Logotipo da escola Santa Cruz.


Figura 10: Logotipo da escola São Tiago.